O curso de Adaptação de Atividades e Elaboração de PEI
(Planejamento Educacional Individualizado) teve como objetivo formar
profissionais capazes de desenvolver a atividades que visam promover o
comportamento adaptativo, através das esferas conceituais, sociais e práticas. O
Curso foi ministrado pela psicopedagoga Maria Rosiane de Sousa Pereira.
A profissional da área, deu ênfase na análise dos
principais déficits das pessoas com deficiência nas áreas acima referidas,
buscando encontrar soluções práticas para a resolução dos impasses que podem
levar à exclusão social daqueles. Nesse âmbito, a formação de profissionais
nessa área estimula a colocação prática dos conteúdos presentes no
comportamento adaptativo, promovendo, através disso, a possibilidade de
propagação de elementos do cotidiano na vida das pessoas com deficiência, o que
interfere substancialmente na autonomia e na inclusão desses.
Assim, a importância desse curso se baseia na formação de
profissionais voltada para uma abordagem operacional, buscando unir conhecimentos
teórico-práticos, avaliando não apenas as bases teóricas, mas os principais
problemas enfrentados de forma individualizada, considerando, também, as
diferentes características de cada indivíduo que se beneficiará com as práticas
promulgadas. Não obstante, as ações desenvolvidas não se restringem ao âmbito
operativo, mas incorporam a adaptação do ambiente, visando reduzir distrações e
estimular o processo de ensino-aprendizagem de forma efetiva, superando os
desafios e desconstruindo conceitos. Com isso, a educação se mostra uma
ferramenta transformadora, pois permite a isonomia e a equidade no convívio
social das pessoas com deficiência.
Rosiane falou do sentimento de dever cumprido e sobre sua expectativa; “Posso
dizer que o sentimento é o de realização. A superação dessas expectativas se
deu, principalmente, pelo rapport positivo, ao término do curso, dos participantes,
os quais colocaram palavras de agradecimento e incentivo para a continuação das
formações em adaptação de atividades e PEI.”
O público presente no curso era composto de profissionais
da saúde, como fonoaudiólogos, psicólogos, farmacêuticos, enfermeiros e
técnicos de enfermagem; de educação, como pedagogos, psicopedagogos; e da
assistência, como assistentes sociais e técnicos que trabalham diariamente com
pessoas com deficiência. Essa variedade de áreas reforça a importância de todos
no processo de inclusão e garantia da autonomia.
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